terça-feira, 14 de outubro de 2014

CRESCIMENTO INTRAÚTERO, INFANTIL E ADOLESCÊNCIA: O CRESCIMENTO OCORRE EM DIFERENTES OCASIÕES DURANTE A VIDA INTRAUTERINA, INFANTIL E ADOLESCÊNCIA, ANTES DA SUA CESSAÇÃO APÓS A FUSÃO DAS PLACAS DE CRESCIMENTO EPIFISÁRIAS DOS OSSOS LONGOS E VÉRTEBRAS. FISIOLOGIA–ENDOCRINOLOGIA–NEUROENDOCRINOLOGIA–GENÉTICA–ENDÓCRINO-PEDIATRIA (SUBDIVISÃO DA ENDOCRINOLOGIA): DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA VERLANGIERI CAIO.

O crescimento pré-natal é em média de 1,2 a 1,5 cm por semana, mas varia expressivamente; a velocidade semanal diminui de 2,5 cm no meio período gestacional para quase 0,5 cm imediatamente antes do nascimento. A velocidade média de crescimento durante os dois primeiros anos de vida é de 15 cm por ano, e cai aproximadamente para 6 cm por ano no meio da infância. O crescimento puberal começa mais cedo em meninas do que em meninos, mas é de cerca de 3 a 5 cm maior nos meninos. A aferição do crescimento total na puberdade depende do período em que foi iniciado. Isto foi definido pelos estágios padrão de Tanner para determinar o início da puberdade ou por medições mais complexas do início do crescimento por técnicas de modelagens. Esta última sugere que o estirão puberal começa mais cedo e representa maior % do crescimento total. Cerca de 40% do crescimento total da puberdade ocorre antes do desenvolvimento das mamas no estágio II de Tanner em meninas e 23% antes do volume testicular dos meninos exceder 3 ml. Apesar de parecer paradoxal, ao dar o start puberal a menina libera 10 mU/l de GH, enquanto o menino libera 5 mU/l de GH, ou seja, as meninas liberam o dobro dos meninos; mas então porque ocorre um crescimento maior ao longo do tempo nos meninos do que nas meninas. O fator preponderante está ligado a somatomedina que é um fator bloqueador do GH assim como do TSH, provocando pulsos mais longos nos meninos por ser um bloqueador dessas substâncias e mais curtos ou por menos tempo nas meninas. A quantidade de crescimento na puberdade, usando essa metodologia, é maior que 30 cm e tem uma diferença menor entre os sexos em indivíduos normais. O pico de velocidade de crescimento no estirão puberal é comparável à velocidade de crescimento no 2º ano de vida. O período do início do estirão puberal varia em crianças normais, refletindo o conceito de “tempo de crescimento” ou % de maturação, como foi enfatizado por Tanner. 
O fato é que, é um equívoco achar que todas as crianças mesmo as crianças normais terão um padrão único de maturação e crescimento, portanto, terão uma mesma quantidade de desencadeamento longitudinal igual para todos os humanos normais. O estirão possui uma miríade de variantes quando se trata de fatores estimuladores e bloqueadores que podem interferir em cada fase do desenvolvimento no crescimento tanto orgânicos como ambientais. O crescimento não é matemático Cartesiano e isto leva muitos profissionais e pais a aguardarem com grande expectativa uma estatura final que eventualmente pode não ocorrer. Em sendo assim, é importante estarmos sempre atentos às defasagens por vezes não muito intensas a princípio, mas que pode evoluir para uma situação desapontadora final. 


CHILDREN GROW: NORMAL GROWTH PHASES IN DIFFERENT PROPORTIONS OCCUR DURING THE LIFE.

GROWTH INTRAUTERINE, CHILD AND ADOLESCENCE. GROWTH OCCURS IN DIFFERENT PHASES AS INTRAUTERINE LIFE, CHILDHOOD, AND ADOLESCENCE, BEFORE TERMINATION OF BOARDS OF GROWTH AND LONG BONES EPIPHYSEAL VERTEBRAE CLOSED. PHYSIOLOGY-ENDOCRINOLOGY-NEUROENDOCRINOLOGY-GENETICS-ENDOCRINE-PEDIATRICS (SUBDIVISION OF ENDOCRINOLOGY): DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA VERLANGIERI CAIO.

Prenatal growth is at an average of 1.2 to 1.5 cm per week, but varies significantly; weekly speed decreases of 2.5 cm in the middle of pregnancy to about 0.5 cm immediately before birth. The average speed during the first two years of life is 15 cm per year, and falls about 6 cm per year in middle childhood. The pubertal growth starts earlier in girls than in boys, but it is about 3-5 cm higher in boys. 

The measurement of total growth at puberty depends on the period in which it was started. This was defined by the standard Tanner stage to determine the onset of puberty or more complex measurements of the beginning of growth by techniques of modeling. The latter suggests that the growth spurt begins earlier and is greater % of the total growth. About 40% of the total growth occurs before puberty breast development Tanner stage II and 23% in girls before boys testicular volume exceed 3 ml. Although it seems paradoxical, to give the girl start puberty releases 10 mU/l GH, while the boy frees 5 mU/l GH, e.g., double the boys; but then why higher growth over time in boys than in girls occurs. The major factor is linked to that somatomedin is a blocking factor of GH as well as TSH, causing longer pulses in boys for being a blocker of these substances and shorter or less time in girls. The amount of growth at puberty, using this methodology, is greater than 30 cm and has a smaller gender differences in normal subjects. The peak velocity of growth spurt is comparable to the growth rate in the second year of life. The period from the beginning of the pubertal growth spurt varies in normal children, reflecting the concept of "time of growth" or % of maturation, as emphasized by Tanner. The fact is that it is a mistake to think that all children even normal children will have a unique pattern of maturation and therefore will have the same amount of longitudinal triggering the same for all normal humans. The spurt has a myriad of variations when it comes to blocking and stimulating factors that may be involved in each stage of development in both organic and environmental growth. 
Growth is not mathematical Cartesian and this lead many professionals and parents waiting with great anticipation a final height that cannot possibly occur. That being so it is important to always be mindful of the lags sometimes not very intense at first, but it can progress to a final disappointing situation.


Dr. João Santos Caio Jr.

Endocrinologia – Neuroendocrinologista

CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como saber mais:
1. A puberdade é o processo de mudanças físicas pelas quais uma criança amadurece seu corpo em um adulto capaz de reprodução sexual para permitir a fertilização...
http://hormoniocrescimentoadultos.blogspot.com

2. É iniciada por sinais hormonais do cérebro para as gônadas: os ovários de uma menina, os testículos em um menino...
http://longevidadefutura.blogspot.com

3. Em resposta aos sinais, as gônadas produzem hormônios que estimulam a libido, o crescimento, função e transformação do cérebro, ossos, músculos, sangue, pele, cabelos, seios e órgão sexual...
http://imcobesidade.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Caio Jr, João Santos, Dr.; Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Caio,H. V., Dra. Endocrinologista, Medicina Interna – Van Der Häägen Brazil, São Paulo, Brasil; Um LLEN, K. EIleen, e MAROTZ, LYNNE R. 1.989 perfis no desenvolvimento: à luz seis Albany, NY: Delmar; BOwman, Barbara T.; DONOVAN, M. SUZANNE; e BURNAS, M. SUSAN, eds. 2.001 ansioso para aprender.: educar os nossos pré-escolares Washington DC: National Academy Press; BRansford, JOHN D.; BRown, ANN L.; e COCKING, RODNEY R., eds. 1999. Como as pessoas aprendem.: Cérebro, Mente, Experiência e Escola Washington DC: National Academy Press; CHALL, JEanne S.; JACOBS, VIcki A.; e BAldwin, LUKE E. 1990. Crise Reading:. Porque Crianças deficientes ficam para trás Cambridge, MA: Harvard University Press; COllins, W. Andrew, ed. 1.984 Desenvolvimento Durante Oriente Infância: Os Anos de seis a doze. Washington DC: National Academy Press; GOLDBERG, SUSAN; MUIR, ROY; e KERR, JOHN, eds. 1995. Teoria do Apego: Social Desenvolver-mental, e perspectivas clínicas Hillsdale: Imprensa Analytic; GULLOTTA, THOMAS P.; ADAMS, GErald R.; e MARKSTROM, CAROL A. 2000. The Experience Adolescente, 4ª edição. San Diego: Academic Press; KNOWLES, TRUDY e BRown, DAVE F. 2.000. que cada professor de escola secundária deve saber Portsmouth, NH: Heinemann; Newman, PHILLIP R. e Newman, Barbara M., 1997 Infância e Adolescência. Pacific Grove, CA: Brooks/Cole; ORENSTEIN, PEGGY. 1994. School Girls: Mulheres Jovens, auto-estima, bem como a falta de confiança. New York: Anchor Books; PIPHER , MARY B. 1994. Revivendo Ofélia.: Salvando os Eus de Adolescentes New York: Putnam; SHONKOFF, JACK P., e PHILLIPS, DEBORAH A., eds.2001. dos neurônios para bairros: The Science of Early Childhood Development. Washington, DC: National Academy Press; WOLMAN, BENJAMIN B. 1998. Adolescência: perspectivas biológica e psicossocial Westport, CT: Greenwood Press.



Contato:
Fones: 55 (11) 2371-3337 - 5572-4848 ou 9.8197-4706
Rua Estela, 515 - bloco D - 12º andar - conj 121 e 122 - Paraiso - São Paulo - SP - CEP 04011-002
email: vanderhaagenbrasil@gmail.com 

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
http://drcaiojr.site.med.br
http://dracaio.site.med.br

João Santos Caio Jr
http://google.com/+JoaoSantosCaioJr

Vídeo
http://youtu.be/woonaiFJQwY

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t = h&z=17